Projetos exclusivos para a implementação de Soluções Baseadas na Natureza (SBN) têm como foco principal a adoção destas soluções para reduzir riscos climáticos específicos, como redução de inundações, deslizamentos, aumento de temperaturas etc., mas trazendo benefícios ecossistêmicos mais amplos, como a restauração de ecossistemas, promoção de biodiversidade, e melhoria da qualidade do ar e da água.
São exemplos desta abordagem a renaturalização de rios, corredores verdes, contenção de encostas, jardins de chuva, reflorestamento e restauração de ecossistemas costeiros ou entorno de mananciais, arborização urbana, cinturões verdes, etc.
Exemplo: Parque Orla Piratininga, parque multifuncional com jardins filtrantes para tratamento de efluentes, em Niterói, RJ. Fonte: Folha de Niterói, 2023.
Projetos de desenvolvimento urbano integrado com Soluções baseadas na Natureza incorporam as SBN como parte de uma abordagem mais ampla e multissetorial, que busca integrar a infraestrutura urbana, (como projetos de habitação, saneamento ambiental e drenagem, mobilidade etc.) com com as medidas de redução de risco climático e promoção de benefícios ambientais, utilizando para isso SBN.
Alguns exemplos de projetos são: a renaturalização de rios com integração de projetos de mobilidade urbana, corredores verdes integrados a projetos de requalificação de assentamentos precários, restauração de ecossistemas costeiros com o desenho de espaços públicos, parques linerares com integração de projetos de saneamento ambiental e drenagem, etc.
Exemplo: Projeto de Corredores Verdes de Medellín, Colômbia, com integração com o sistema de mobilidade urbana e ciclovias. Fonte: C40 Knowledge Hub.